quarta-feira, 24 de março de 2010


Sobre o livro de Ayaan Hirsi Ali
Somali de nascimento, mas cidadã do mundo. Li sua autobiografia dias atrás, intitulada "infiel" e, confesso que fiquei pasmo, tamanha sua coragem e amor por seu povo. Ao chegar à Europa como refugiada, após viver na Somália em meio a uma guerra civil, ser muçulmana praticante, mutilada sexualmente, discriminada e levar várias surras, conseguiu sua cidadania e se tornou deputada na Holanda.
Determinada arrancou forças do mais profundo da alma e, gritando ao parlamento daquele país, disse que necessitava libertar as mulheres maometanas da fortíssima prisão que as dilaceravam todos os dias.
Parabéns Ayaan, você é especial! Confesso que depressa recorri ao google, para ver suas fotos e conhecê-la melhor, seu carisma me emocionou. Vi uma foto sua de terninho (como dizem as mulheres) e, uma de suas mãos a cintura a falar, creio eu, na liberdade que seu povo necessita.
Um dia quero conhecê-la, olhar em seus olhos, apertar suas mãos e após abraçá-la lhe dizer: Ayaan, o mundo precisa mesmo de pessoas iguais a você!