quinta-feira, 16 de março de 2017

A mulher cananéia

    A mulher tem a compreensão sobre a lei dos judeus, suas práticas e crenças. Por certo ouviu dizer sobre o Messias esperado por seu povo, pois chega ao ponto de chamá-lo "filho de Davi". Ela tem um problema sério social e de saúde, agravado pelo fato de ser sua filha acometida de um mal avassalador e tudo o que havia aprendido sobre a lei, perdeu sua devida importância e a ética que reina em seu coração é apenas a cura da filha, pois a ética transforma-se em fé.
    Os discípulos do mestre queixam-se para que ele logo a mande embora, a mulher não esta sendo ética e não se encontra a altura deles, que pensam merecer a atenção de Jesus, logo ela que vem gritando atrás deles como uma desesperada. 
    Em Jesus, percebo que procura provocá-la, no sentido de querer arrancar o melhor da mulher, sua virtude, fé e seu amor e quando a mulher o faz, referindo-se as migalhas, pois humilha-se quando Jesus lhe é ético fazendo-se cumprir a lei e o propósito do messias. Seus discípulos enxergam na mulher um enorme problema, porém Jesus encontra um meio de amá-la e respeitá-la.